quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Pink lemonade geladinha e plantando árvores frutíferas em vaso.





Plantar uma horta portátil é fácil e “pomar” também. Para plantar árvores frutíferas em casa, basta dispor de um espaço no terraço, no corredor ou no fundo do quintal de uma casa. Quem mora em apartamento e tem uma sacada, também pode desfrutar desse prazer. Escolhido o local, que precisa ter sol abundante pelo menos por 3 horas ao dia. Escolha um vaso de bom tamanho, terra adubada e pedriscos para drenar.

Na hora de optar pela “árvore”, leve em conta seu espaço e o tamanho de vaso que vai utilizar. As melhores espécies são acerola, jabuticaba e pitanga. São lindas e produzem muito. No outono/inverno vão perder as folhas e vai ser preciso caprichar na varrição, mas quando chega a primavera e os frutos, vai valer muito a pena. Acho aconselhável comprar a muda da planta enxertada. Facilmente encontradas em garden centers e lojas que vendem artigos para jardinagem.Para completar adubar de 3 em 3 meses com adubo liquido ou granulado formulação 4-14-8 (colocar o adubo no canto do vaso, longe do tronco da planta).


Há casos em que podemos optar por mudas de plantas formadas. No meu caso, ganhei um galhinho de figueira da minha querida dona Nena. Em julho, ela teve o capricho de cortar galhos gordos e com brotos. Plantou em uma caixa de leite, com terra de boa qualidade. Em agosto começou a brotar, e agora em setembro já transferi para o vaso e está assim.






As pitangueiras começam a dar frutos logo, já as jabuticabeiras demoram um pouco mais.






As minhas ( pitangueira e jabuticabeira ao fundo) estão plantadas em vasos de barro e colocadas em fila, no corredor de minha casa.



As amoreiras são um pouco mais espaçosas, mas produzem rapidamente. Quanto mais sol, melhor.







Tenho dois tipos. Amoreira comum ( fotos acima), que carrega bastante nos meses de setembro e outubro.






















A outra que é um arbusto ( foto acima) dá frutos imensos, mas tem espinhos. Está no terraço longe de local de passagem, para evitar acidentes.

Observe na foto, os espinhos e a flor. Logo que as pétalas caem começam a surgir os frutos.










Com os frutos dela, gosto de fazer uma deliciosa limonada, que é um clássico no sul dos Estados Unidos. Muito fácil de fazer. Podemos utilizar qualquer tipo de fruto vermelho. Até mesmo os congelados.

Pink lemonade.


(versão coada)


(versão fresh, com as frutas no copo)
(Rende 1 litro na versão "fresh" e 750 ml na versão coada)
Ingredientes:
650 ml de água gelada
1 limão siciliano cortado em rodelas finas ou cubos (como preferir)
2 colheres (sopa) cheias de açúcar ou mais, se preferir bem doce
2 xícaras (chá) cheias de framboesas, amoras ou morangos - frescos ou congelados (outra opção é 1 xícara (chá) de suco de cranberry ou romã)
gelo à gosto
Modo de fazer:


Coloque as frutas ( limão picado com casca e a fruta vermelha ) e o açúcar em uma jarra. Amasse como se estivesse fazendo uma caipirinha. Junte a água e o gelo e está pronto. Na versão familiar, coloque tudo no liquidificador, bata bem e coe. Sirva com gelo e refresque-se!!!


É bom saber, que os frutos vermelhos são poderosos anti-oxidantes.Quando usados juntamente com cítricos potencializamos todos os benefícios. Combatem os radicais livres que aceleram o envelhecimento do organismo. A cor roxa ( amoras) é característica da antocianina ligada a vitamina B1. Já a cor vermelha (morangos e groselhas) é relacionado ao licopeno conhecido por suas propriedades de proteção da próstata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário